Forest Operations & Ergonomics

Breaking

Avaliação postural da atividade de plantio de mudas de pinus

O plantio de povoamentos florestais no Brasil é realizado, em sua maioria, por métodos manuais com o uso de diferentes tipos de plantadeiras. O objetivo deste trabalho foi avaliar a postura adotada pelos trabalhadores nesta atividade, visando à melhoria das condições de trabalho.
O plantio foi realizado com três diferentes ferramentas, sendo dois chachos, caracterizados por uma haste metálica em forma de “T” e uma ponteira de aço maciço para perfurar o solo e abrir as covas, e outra ferramenta adaptada proposta para este estudo. 

O estudo foi realizado na região de Arapoti, PR, e consistiu na observação visual da atividade com as três as ferramentas de trabalho. Após identificadas as posturas típicas adotadas pelos trabalhadores, estas foram analisadas pelo método OWAS (Ovako Working Posture. Analysing System) de avaliação postural, um dos mais utilizados no mundo e de fácil aplicação. 

Os resultados evidenciaram que a melhor postura foi com a ferramenta A enquanto a ferramenta C não ofereceu uma boa postura.

Palavras-chave: Ergonomia, implantação florestal, chacho.

Autores: Antonio Luciano Lima e Felipe Martins de Oliveira.

Resumo expandidohttp://fatifajar.com.br/fajar/eric/

Referência/Reference:

Para citar este artigo: LIMA, A. L.; OLIVEIRA, F. M. Avaliação postural da atividade de plantio de mudas de pinus. In: ENCONTRO REGIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – ERIC, 7, 2018, Jaguariaíva, PR. Anais...

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas