Não somente em grandes empresas, mas também em pequenas e médias, é possível verificar o trabalho de máquinas de colheita da madeira do tipo purpose-built ou adaptados em escavadeiras hidráulicas, adquiridos direto de fábrica ou comprados de segunda mão.
Mesmo assim, há operações ainda feitas no método semimecanizado, como o corte realizado por equipes de operadores de motosserra e o arraste feito por mini-skidders, por exemplo.
Entretanto, nem sempre foi assim, e há algumas décadas o trabalho de colheita florestal se caracterizava por operações com pouca mecanização, baixa produtividade individual, grande contingente de mão-de-obra e altas taxas de acidentes.
Leia o texto na íntegra no Minuto Rural: https://www.minutorural.com.br/noticia/467/caracteristicas-do-trabalho-florestal-antes-e-depois-da-mecanizacao
Para citar o texto:
OLIVEIRA, F. M. Características do trabalho florestal antes e depois da mecanização. Minuto Rural. Disponível em: <https://www.minutorural.com.br/noticia/467/caracteristicas-do-trabalho-florestal-antes-e-depois-da-mecanizacao>. 2020.